Caixa de pesquisa.

Resultados de pesquisa.

Visitas online e Contador de Visitas

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Internet é oficializada como candidata ao Nobel da Paz 2010

Internet é oficializada como candidata ao Nobel da Paz 2010

Rede de computadores concorrerá com organização por direitos humanos e ativista chinês, entre outros

Editora Globo
A indicação da internet ao Prêmio Nobel da Paz, fruto de uma campanha lançada pela versão italiana da Revista Wired e apoiada por Galileu, agora é oficial. Os organizadores da campanha anunciaram que a candidatura da rede mundial de computadores foi aceita pelos membros do comitê que organizador do prêmio em Oslo, na Noruega.

Segundo a Revista Wired, a internet merece o prêmio porque representa todas as pessoas e é um instrumento para a propagação da paz e dos direitos humanos. Não há nenhum impedimento nas regas do Nobel à nomeação de organizações. A cruz Vermelha já venceu o prêmio  duas vezes.

Como é de praxe, o comitê do Nobel faz entre os meses de fevereiro e março uma lista curta com nomes de candidatos ao prêmio. Eles são indicados por vencedores anteriores, líderes políticos, governantes e professores universitários.

Saiba mais sobre a campanha Internet pela Paz

Mas o comitê não anuncia oficialmente todos estes nomes. Em geral, algumas pessoas que sugerem nomes ao prêmio divulgam seus escolhidos. Alguns dos concorrentes da internet para 2010 são: o Svetlana Gannushkina, um grupo ativista pelos direitos humanos e Liu Xiaobo, um dissidente chinês preso por sua luta pelos direitos políticos e liberdade de expressão no país.

 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...