Caixa de pesquisa.

Resultados de pesquisa.

Visitas online e Contador de Visitas

segunda-feira, 22 de março de 2010

Nem tudo que é natural pode fazer bem

Saúde & Bem Estar - NOTÍCIAS - Nem tudo que é natural pode fazer bem

Livro mostra que algumas plantas podem ser extramente venenosas para humanos e animais. Até uma maçã pode fazer mal se for consumida de maneira errada.

PERIGO
O livro mostra que algumas espécies de batatas podem ser venenosas

Chá de boldo para o fígado, de erva-doce para dor de estômago, de broto de goiabeira para diarreia, de cabelo de milho para “arrebentar” o sarampo e a catapora. A cultura popular é repleta de receitas “naturais” para os mais diversos males. Mas, ao mesmo tempo que uma planta tem uma substância benéfica para o organismo, ela pode ter outras que são tóxicas.

Gil Felippe, fundador da Sociedade de Botânica de São Paulo e Ph.D. na ciência pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, acaba de lançar o livro Venenosas – Plantas que matam também curam (Editora Senac São Paulo – 352 páginas, R$ 58) para informar em uma linguagem bem simples os perigos e os benefícios que as plantas podem oferecer aos homens e aos animais.

Para o botânico, consumir plantas em seu estado natural requer conhecimento e atenção. Muitas delas possuem substâncias agressivas para o organismo. “Não sou contra o uso de produtos fitoterápicos, mas acho que eles devem ser consumidos com muito cuidado”, diz Felippe. Segundo ele, na maioria das vezes, os venenos estão em parte das plantas, como, por exemplo, a maçã, fruta comumente consumida, mas que traz toxinas em suas sementes.

O livro mostra também como os homens, ao longo do tempo, conseguiram domesticar as plantas. A batata, a quarta planta mais cultivada para alimentação no mundo – ficando atrás do trigo, arroz e milho – é originalmente venenosa. Na sua forma mais selvagem, ela possui grande concentração de alcaloides tóxicos que podem causar náusea, dor de estômago, arritmia cardíaca, paralisia, entre outros problemas. As diferentes qualidades vendidas nas férias e supermercados não são tóxicas, mas é preciso evitar o consumo quando a casca da batata estiver esverdeada, um sinal da presença da substância tóxica.

O mesmo acontece com a mandioca. A de tipo doce, a mais consumida, pode ser utilizada normalmente na cozinha. A mandioca-brava não deve ser ingerida crua por guardar o ácido cianídrico, que pode causar a morte de humanos e animais. A espécie é a mesma utilizada para fazer a farinha de mandioca, ingrediente da tapioca. Nesse caso, a lavagem praticada para chegar à farinha acaba eliminando o veneno da raiz.

Há ainda aquelas que, apesar de serem tóxicas, continuam sendo consumidas normalmente. O broto de samambaia, iguaria apreciada pelos japoneses, possui substâncias cancerígenas que podem levar à doença no estômago. Para Felippe, o broto de samambaia ainda é consumido no Japão porque as pessoas só têm medo daquelas plantas que apresentam um veneno de ação mais imediata. “Vinte por cento da população japonesa tem câncer de estômago. Uma das causas pode estar no consumo exagerado da samambaia”, diz o botânico.

É preciso ter cuidado também no cultivo de jardins. Algumas plantas e flores muito usadas para decoração são venenosas. São os casos do copo-de-leite, do comigo-ninguém-pode e do antúrio, cujas seivas podem causar irritação na pele. “É preciso conhecer as espécies de plantas que você tem no seu jardim e sempre manipulá-las usando luvas”, afirma Felippe.

Confira abaixo algumas do livro Venenosas – Plantas que matam também curam:


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...